Quantidade de Páginas visitadas

ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO ESCOLA SÃO FRANCISCO DE ASSIS E COLÉGIO REGINA TOKANO
No dia 19/08 os alunos do Colégio Regina Tokano, juntamente com suas professoras de Educação Física Valdirene Maria dos Santos e Angélica de Assis Ludovico organizaram uma atividade de integração com os alunos da Escola São Francisco de Assis.
No período matutino foram realizadas estações e no período vespertino gincana. A iniciativa teve como objetivo favorecer a inclusão e socialização dos alunos com deficiência.
Ao longo do período, alunos e professores tiveram momentos de aprendizagem, diversão, integração, além do conhecimento de outras realidades.
A Escola São Francisco de Assis agradece a direção, professores, alunos e funcionários do Colégio Regina Tokano por proporcionarem este momento, tão importante para o desenvolvimento de nossos alunos.


CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DA SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA
SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA 2015-

“INCLUSÃO SE CONQUISTA COM AUTONOMIA”

O tema proposto pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) para a “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla” (que ocorre a cada ano no período de 21 a 28 de agosto), nos leva a refletir. Muitas batalhas já vencemos no combate à exclusão e ao preconceito. Hoje, conseguimos avaliar que nossas conquistas foram importantes no processo de construção da autonomia .

Inclusão - Significa fazer parte de um conjunto ou um grupo, estar inserido, integrado em um meio. E, como integração é o lema da “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla” deste ano, vamos nos reportar ao processo de inclusão na vida dessas pessoas.

Incluir, dar autonomia foram, são e serão sempre motivos de luta por parte das pessoas com deficiência e seus familiares na busca de seus direitos e da ocupação de espaços maiores na sociedade. O Movimento Apaeano tem proporcionado às pessoas com deficiência intelectual e múltipla várias oportunidades de desenvolverem suas habilidades e talentos. Possibilita também o acesso à informação para que essas pessoas aprendam sobre direitos e responsabilidades. Assim, podem ser autoconfiantes em áreas que permeiam suas vidas em sociedade através da Cultura; da Educação; Inclusão Digital; Esporte e Trabalho.

Tema - “Inclusão se Conquista com Autonomia” nos reporta a uma interatividade que inicia, em primeiro lugar na família, como base de tudo. Na Educação, o processo continua por meio do aprendizado. Na sociedade, se consolida o direito ao respeito e à dignidade, sob o entendimento da diversidade como um valor moral e ético.
O processo da inclusão é histórico e abrangente, não somente na área da deficiência. Se voltarmos no tempo, observamos que a exclusão e o preconceito sempre existiram em larga escala. Portanto, muitos caminhos foram percorridos para que paradigmas fossem derrubados, dando lugar às linguagens da cidadania e da solidariedade.
Já autonomia nos fala da independência e da liberdade com responsabilidade: na escolha dos caminhos; na tomada de decisões e na capacidade de gerir a própria vida. A conquista do “ser” acontece com a superação das dificuldades, com ênfase numa vivência social saudável e produtiva, com vistas à plena realização.
Participação dos alunos nas atividades da semana do excepcional








PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES DA SEMANA DO EXCEPCIONAL
Participação dos nas atividades da semana do excepcional
ATIVIDADES EM COMEMORAÇÃO A SEMANA NACIONAL DO EXCEPCIONAL
Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

de 21 a 28 de Agosto

Sejam bem vindos ao nosso site !!!
Escola de Educação Especial São Francisco de Assis




APAE de Urai (PR)




" Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses." (Rubem Alves)








 



Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito